sábado, 26 de janeiro de 2008

A ciência desvendou mesmo as dez pragas do Egito?

[Daniel Lüdtke]

“As pragas do Egito: a ciência explica”, publicou Marcos Guterman, editor do estadão.com.br, no seu blog hospedado pelo site do jornalão paulista. O texto trata do artigo do biólogo Roger Wotton, da University College London, divulgado na revista acadêmica Opticon 1826, onde se afirma que “as pragas do Egito, que desmoralizaram o faraó e acabaram por levar à libertação dos hebreus, tiveram causas naturais” – como resumiu Guterman. A análise do biólogo também foi manchete em Time: “Pragas do Egito 'causadas pela natureza, não Deus'”.

Apesar de alardeado, seu estudo é raso e apresenta conclusões fantasiosas. Nada digno da alcunha “ciência”, como garantiu Guterman. A explicação para as dez pragas, que elimina a possível intervenção de Deus, é resumidamente a seguinte:

A verdadeira (e mirabolante) causa das pragas

Depois de um período de falta de chuva, aconteceu uma dramática mudança de tempo. Fortes chuvas fizeram com que sedimentos da terra caíssem na água. “Como os sedimentos eram vermelhos, aconteceu uma dramática mudança de coloração do rio”, explica Wotton. Essa é a primeira praga relatada no livro de Êxodo. Segundo o biólogo, o excesso de sedimento matou os peixes, resultando num cheiro desagradável da putrefação dos corpos.

Por acaso, migrou uma grande quantidade de rãs, que depositaram seus ovos no terreno arenoso, umedecido pela recente inundação. Por ocasião do nascimento dos insetos, houve explosão de rãs no Egito. O ambiente encharcado, somado aos peixes em estado de putrefação, torna-se ideal para a proliferação de piolhos (3ª praga) e moscas (4ª praga). Essas moscas, por sua vez, em busca de sangue para se alimentar, vão ao encontro dos animais e do homem, espalhando infecção por todos os lados. Acontece então a peste nos animais (5ª praga) e as úlceras nos humanos (6ª praga). De acordo com Wotton, foi nesse tempo também que os gafanhotos foram em busca de comida e devoraram as plantações dos egípcios (8ª praga).

Após estes acontecimentos, teria acontecido um aquecimento na região, a mudança repentina das massas de ar que teria gerado chuva de granizo (7ª praga). Este seria também o tempo das trevas (9ª praga) que cobriram o Egito. A Bíblia, entretanto, fala de três dias de escuridão total. Wotton sugere a possibilidade de serem “dias míticos”, com duração diferente do que conhecemos hoje.

Por fim, Wotton assume não ter posição definida quanto à morte dos primogênitos (10ª praga), mas arrisca: eles podem ter morrido por alguma doença infecciosa.

É interessante como hoje, pessoas ilustres e acadêmicos podem se dar ao luxo de escrever devaneios e chamarem isso de Ciência (com letra maiúscula).

Como surgem os mitos

Para Wotton, o mítico foi somado à história original da libertação de Israel, porque “este é um relato escrito gravado seguindo gerações de transmissão verbal, com a inevitável distorção dos resultados”. Assim teria surgido a lenda.

Acontece que as evidências apontam para Moisés como autor do livro de Êxodo. Assim, não se trataria de uma história passada e repassada, mas escrita por uma testemunha ocular – e mais que isso, o protagonista.

Duas vezes o livro de Êxodo declara que Deus falou para Moisés escrever os acontecimentos ou as leis em um livro (17:14; 34:27) e também diz que “Moisés escreveu todas as palavras do Senhor” (24:4). Estas reivindicações internas também são encontradas em outros livros do Antigo e Novo Testamento.

Outros argumentos a favor da autoria mosaica: (1) todo o Pentateuco – formado pelos cinco primeiros livros da Bíblia e que são atribuídos tradicionalmente à autoria de Moisés – contém características idênticas de estilo e essas peculiaridades são ao mesmo tempo distintas do restante do Antigo Testamento; (2) em todo o esboço de Êxodo, nota-se que o livro foi composto e planejado por uma única mente e não se trata de uma obra grosseira de retalhos; (3) devido às vívidas descrições do texto, o autor foi claramente uma testemunha ocular dos eventos; (4) o autor informa costumes detalhados do povo de Israel e demonstra íntimo conhecimento da terra e da rota do êxodo, o que corrobora a idéia de que o autor era um judeu educado, que em algum momento viveu no Egito (ver At 7:22) e que era familiarizado com parte da Península do Sinai; (5) o Pentateuco contém a maior porcentagem de palavras egípcias de todo o Antigo Testamento e arcaísmo que remetem o texto ao tempo da 18ª Dinastia, a época mais provável em que Moisés viveu.

Quando a Galileu também desvendou o mistério

Em “Arqueologia da Bíblia”, reportagem da revista Galileu em abril de 2004, o assunto das dez pragas também foi analisado. A explicação do milagre também é bastante hipotética. Leia abaixo o texto como foi publicado.

Pode ter ocorrido na época uma sucessão de catástrofes ecológicas encadeadas, que teriam começado com a poluição do Nilo por partículas de terra vermelha associadas a algas nocivas. A poluição teria forçado rãs e sapos a saírem para terra firme e morrerem de fome, deixando moscas e mosquitos livres para se reproduzirem. A mortandade dos animais e as úlceras estariam ligadas a doenças transmitidas pelas moscas e mosquitos. A escuridão seria uma chuva de granizo particularmente forte, na qual a areia úmida se tornou depósito de ovos de gafanhotos. A morte dos primogênitos estaria ligada a toxinas produzidas nos cereais estocados em virtude da chuva. Como os primogênitos eram os filhos mais importantes, provavelmente teriam sido os primeiros a se alimentar, ingerindo os grãos contaminados.

25 comentários:

Anônimo disse...

"A ciência desvenda as dez prgas do Egito, tem certeza?

A única coisa que vejo são teorias, e não fatos. Onde estão as provas para tais argumentos?

Esse povo vive inventando teorias estremamente sem nexo sobre o a bíblia que fico até pasmo. Por que será que a mídia não publica argumentas da própria época da 18° dinastia?

Em 1820 foi encontrado o papiro de Ipuwer, que trata de um lamento e admoestação cerimonial de um antigo sacerdote antigo egípcio chamado Ipuwer. Ele se dirige várias vezes a faraó questionando acerca do que estaria acontecendo na terra do nilo. Afinal, segundo sua declaração:

"Os estrangeiros[hebreus?]vieram para o Egito...[eles] têm crescido e estão por toda a parte [lit."em todos os lugares, eles se tornaram gente"]...o nilo se tornou em sangue...[as casa] e as plantações estão em chamas...a casa real perdeu todos os seus escravos...os mortos estão sendo sepultados pelo rio...os pobres[escravos hebreus?]estão se tornando os donos de tudo...os filhos dos nobres estão morrendo inesperadamente...o [nosso] ouro está no pescoço [dos escravos?]...o povo do oásis está indo embora e levando as provisões para o seu festival [religioso?]".

Essas palavras soam muito parecidas com as prgas descritas em êxodo 7:14-24, especialmente a primeira e a última.

A referência aos escravos que agora se vão e ainda levam consigo algumas riquezas parecem ecoar o comentário bíblico de que os hebreus foram "e pediram aos egípcios objetos de prata e ouro...de modo que estes lhes davam o que pediam. E despojaram os egípcios". êxodo 12:35-36.

Em quem iremos acreditar, na bíblia comprovada pela arqueologia ou nas palavras de cientistas que leram superficialmente a bíblia ou talvez nem leram?


"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós". II Coríntios 13:13

Anônimo disse...

O que pensam estes homens que falam em nome da ciência? Qual o objetivo deles? Desacreditar a Deus?
Tenho dó deles. O juízo já está determinado sobre suas vidas.

Anônimo disse...

A ciencia tenta com o passar dos anos fazer com que a biblia seja considerada uma farsa, e o que esta escrito uma mentira. tentam mostrar e até a pessuadir as pessoas a acreditarem que tudo é uma loucura. isto é a ciencia

O Apostolo Paulo admirado pelas sua eloquencia e uma formaçao de dar inveja a muito que pensar ser os "donos da verdade" quando ele escreve uma de suas cartas aos Romanos 1;16 ele diz nao me envergonho do evagelho pois é o PODER DE DEUS...! aquilo é loucura para os Homens ( A ciencia) para nos que temos a BIBLIA como manual de vida. é o Poder de Deus.

aqules que tentam explicar ou até entender a DEUS cuidado, DEUS não precisa de ser compreendido ele só ele deve ser adorado!

ele mesmo disse a minha Gloria nao á darei a homens,e jamais a dividirei.

quanto aos nossos colegas que tentar inverter a biblia, dizendo que nao passam de atuaçoes da natureza ou coisa parecida , chegará um tempo que todo homem prestará conta de suas obras quer sejam boas ou más.

O mais profundo do eu disse...

O fato de ter sido causas naturais não exclui a participação Divina, por um único motivo:

Deus alertara Moisés e o povo hebreu do que aconteceria ensinando-os como se prevenirem.

Apenas isto é suficiente para aceitar até mesmo que seja causas naturais e catastróficas, afinal quem planejou e criou a terra deve ter conhecimento total de sua criação, certo?

Anônimo disse...

A ciência verdadeira precisa ser levada a sério...Mas a maioria dos seres humanos estão mais propícios a acreditar num fato "fácil de ser entendido" do que acreditar nos complexos cálculos e raciocínios que levam cientistas dignos a chegarem a conclusões...estamos atravessando por um período "das trevas" onde informações chegam a nós de forma mais "enxuta"...onde não precisamos "raciocinar".
A ciência colocou o homem na lua, robos em marte, satélites de jupiter, vênus, mercúrio...colocou estações espacias, satélites... diminuiu a distância em fronterias com as telecomunições...aumentaram nossas expectativas de vidas...curaram milhares de enfermidades, criaram anestésicos para as dores,...fazem diagnósticos antes da doença de manisfestar,...entre outras coisas que aqueles que não acreditam na ciência...com certeza fazem uso ou farão...antes de falar da ciência...lembre-se...você é um dependente dela...A bíblia é para as pessoas desiludas desse mundo, que querem pensar pouco ou nada...e que aceitam cegamente num livro qualquer...escrito por seres humanos para nos manipularem da forma que quiserem...Viva a ciência...

Anônimo disse...

será que esse cara estava lúcido quando escreveu esse monte de asneiras? Ou ele não tem o que escrever, ou ele só deve estar de brincadeira. Nunca poderemos de fato explicar os milagres biblicos.Será que estamos realmente preparados para a verdade? Só Deus sabe.Ele tem seus motivos para esconder da humanidade os segredos dos seus prodigios, por isso são chamados de milagres. E ainda temos que aturar um imbecil que não acredita no livro dos livros...

Anônimo disse...

Acredito em Deus, más o proprio Deus disse que fariamos sua obra e até bem mais se fé tivessemos.
Devemos ser céticos em algumas coisas devemos ser credulos em outras, devemos dar oportunidade as teorias do homem cientifico, que hoje muitos deles creem no poder da oração, nâo devemos transformar isso em uma guerra santa, condenando aqueles que opnam com suas mentes, fiquemos nos firmados no poder de Deus, e se temos coragem realmente de assumir seu legado de fé para que ficarmos no anonimato, facil opnar e esconder a cara, mesmo que seja a favor da santa escritura, se fosse assim Cristo falaria quande esteve fisicamente entre nós pelos porta-vozes das sinagogas e templos da epoca.
Opne mas mostre a cara.

Anônimo disse...

sou contra a pratica da ciencia moderna querer desvendar os fatos retratados nas santas escrituras...
o homen vem desde sua origem querendo enfrentar Deus.. tentando desmentir fatos cristãos, mas des de suas origens nunca conseguiu!observa-se bem isso, no contesto criaçao do universo onde o homen quer implantar a idéia de que tudo c criou como um explosao o big bang, mas isso nunca foi comprovado, e ninguem presta atençao aonde que esta o cientista que criou essa teoria, ele esta em um hospital psiquiatra como algumas fontes retratam na internet.. entao nao é agora que o homen vai conseguir desmentir e dar outras explicaçoes a fatos biblicos, pq tudo foi criado e tudo é dado por Deus....
eu acredito sim nas 10 pragas do egito, e acredito que tudo isso deu-se pelo fato de Deus querer mostrar quem manda realmente na terra para o povo que estava se iludindo e indo contra Deus no egito..."

Anônimo disse...

Graças a Deus q podemos ler algo cientificamente comprovandu a soberania dEle... Ele q criou o tempo propicio ou propiciou o tempo. Por isso q Deus eh massaaaa demaiss!!!!

Anônimo disse...

se os filhos dos egipicios morreram de infecção, porque os filhos dos hebreus, apenas com sangue de cordeiro nos umbrais da porta,não contrairam a doença. Deus é o Médico dos Médicos

Quézia disse...

Caro Daniel Ludtke

O Deus da Ciência e dos cientistas fez, faz e fará independente do que o homem possa pensar, dizer ou tentar rs...
Em busca de preencher um vazio que existe na alma a criatura há tempos na história caminha por uma estrada. Mas infelizmente sempre será empoeirada e deserta. E o que aparecer em meio a esse trajeto serão apenas miragens. No entanto, haverá um dia Daniel, assim como aconteceu com uma dessas criaturas chamada Saulo, em que caminhando por essa mesma estrada, foi tremendamente impactado por esse Deus da ciência. E logo pôde ver cair por terra todas as suas teorias humanas, todas as sua respostas científicas, toda a sua eloqüência... Ele encontrou com Aquele que mudou o rumo da sua história, lhe dando um novo nome – Paulo, o qual passou a escrever várias cartas para que todos pudessem ter acesso ao miraculoso evento de sua vida.
Daniel, se hoje você “é”, graças ao autor da sua criação. A partir do momento que você não puder “ser mais” para onde irá a sua alma? Saiba que Deus gosta de grandes eventos, como você pode ver, o do Egito foi um deles, não que Ele tenha prazer na morte e tristeza dos seus, mas em mostrar para os seus quem Ele é, o Único Deus. Eu creio que chegará um tempo que Ele vai te encontrar na esquina! E esse grande evento mudará a sua trajetória. Ainda vou ouvir dizer que um profeta com um chamado apostólico chamado Danile Ludtke se levantou para dizer: “diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um dará conta de si mesmo.” (Rm 14: 11, 12. Assim como o apóstolo Paulo escreveu aos romanos. Você escreverá ainda a muitos através da net "Ao Deus da ciência que transfoma a maldição em benção".
Que a Paz de Jesus seja contigo amado!!!

Anônimo disse...

A ciencia jamais poderá explicar aquilo que Deus fez, faz e continuará fazendo no campo do milagre. Há coisas entre o ceu e a terra que nós saberemos somente atraves da revelaçao e nao da pesquisa, pois a biblia diz que Ele revelará aos seus servos e profetas...Mas se Ele é soberano, sobre todas as coisas, o que nos importa, comprovar alguma coisa que Ele fez. Tente meu amigo explicar como voce foi formado, sé Deus sabe o porque de TUDO. Entrega o teu coaminho a Ele e o demais Ele fará.

Anônimo disse...

as pragas podem ter acontecido(desastre natural), loucura é acreditar que tenha algo de divino em tudo isso, as ditas escrituras bíblicas que relatam o assunto foram escritas anos depois(muito tempo) do ocorrido, o ser humano da antiguidade sempre buscou associar fenomenos naturais a "deuses". A bíblia não é um livro totalmente confiável, alías ela é cheia de contradições, e cheia de historias horrorosas das atrocidades que deus cometia.
só não enxerga, os tolos fundamentalistas cristãos(espero que um dia eles se curem dessa doença e acordem para realidade).

Anônimo disse...

a idéia criacionista é absurda, se tudo tem um criador quem criou deus?
ninguem, por que ele não existe...

tudo o que somos, tudo que existe foi fruto da evolução. a explicação para vida na terra não está em "deus" e sim na ciência(isso chama-se improbabilidade estatistica).me mostrem as evidências que provam que adão e eva relamente existiram...
as ciência tem bastante evidências de que a vida evoluiu de uma forma microscopica de ser vivo.

se eu fosse citar cada erro, contradição da bíblia aqui, daria até para escrever um livro.

Anônimo disse...

"Em quem iremos acreditar, na bíblia comprovada pela arqueologia ou nas palavras de cientistas que leram superficialmente a bíblia ou talvez nem leram?"

a biblia não foi comprovada pela arqueologia(quer dizer poucas coisas foram), por que acreditar num livro, que no antigo testamento mostra um deus sanguinário, infanticida, homofobico, genocida preconceituoso,controlador, mesquinho(num vou acabar por que é muita coisa, chegeui a essa conclusão depois de ler a bíblia várias vezes)

como eu disse, é um erro levar a bíblia como 100% verdade(loucura).

não condeno só o cristianismo, mas toda religião em que se acredite num deus, que ler mentes, faz milagres, condena que não lhe obedesse,intervencionista.

Anafisio12 disse...

Quem disse que a natureza não tem o dedo de Deus, se Deus fez ela e todo o seu mecanismo? Outra coisa que eu acho é que a Origem e Evolução do Mundo da ciência e da Bíblia tem a ver. No livro Gênese surgiu vários acontecimentos como o surgimeto do céu, da terra, dos animais (répteis, aves, o homem, etc). Na ciência os gases da atmosfera desceram (surgiu o céu), os vulcões e magma esfriou (surgiu a terra), depois os animais começaram a surgir na água, depois conseguiram viver na terra, depois ganharam asas (peixes, répteis, aves, etc) depois surgiu o homem. Na ciência a composição química básica do homem e animais(carbono, oxigênio, hidrogênio, etc) tem na terra também (veio do pó = junção de elementos químicos). E uma coisa que tem na Bíblia é que " O tempo de Deus não é o tempo dos Homens". E Deus é Grandioso. Temos que prestar atenção nas coisas e guardar a pretenção de sermos deuses na sola do pé e reconhecer que tudo no Mundo (planeta Terra - Natureza) favorece a vida, até a água é medicinal. E os cientistas dizem que tudo no planeta Terra é ao acaso. Eu acredito em Deus e a inteligencia humana é um dom que Deus nos deu (Ele nos criou e nos ama).

Anônimo disse...

A questão não é acreditar e nem desacreditar em Deus. Antigamente não se tinha o conhecimento sobre a ciência como temos hoje em dia. Resumindo tudo que acontecia naquele tempo eles denominavam como praga de Deus. A forma como a Biblia esta escrita é a forma ao qual eles interpretaram tudo o que viam e como não se tinha uma visão mais aprofundada sobre isso intepretavam como um ato divino. Mais quero deixar bem claro que a ciência não explica tudo, é muito estranho a terra ficar em uma posição exatamente certa relacionada ao sol por exemplo... Se estivessemos 1 km + próximo ao sol morreriamos queimados e 1 km distante morreriamos de frio... é improvavel que isso aconteça de novo. OBS: É POR ESSE FATO E OUTROS QUE EU ACREDITO QUE DEUS EXISTE, ESSES FATOS EXTRAÓRDINÁRIOS.

MEU E-MAIL: WILLIAM-NEGOCIOS@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

A bíblia é o livro de ficção mais bem escrito da história humana. Sim, sem dúvida um belo livro de ficção e NADA MAIS. Uma narrativa representativa do mundo atravessada pela ignorância de uma população sem conhecimento científico que precisou recorrer a uma invenção metafisíca para poder justificar seus dramas ecológicos.

Anônimo disse...

li comentários de uma pessoa dizendo que a bíblia é o livro de ficção mais bem escrito do mundo e MAIS NADA; digo a esse pobre coitado; que eu creio que a bíblia é a própria palavra de DEUS, se eu estiver enganado crendo nisso, não perdi nada pois levei uma vida sem vícios, em caridade, bons amigos e leais; agora eu estando certo na volta de JESUS eu vou para a eternidade ter vida eterna e você?

Gabriel disse...

Anonimo da ideia evolutiva ouça (melhor, leia) isso:
Se tudo vem da evolução e não da criação, que por seu lado tem Um Criador e que comanda tudo até hoje. Porque a Laranjeira não da maçã, ou a macieira uva. Porque quando você coloca uma semente de cenoura na terra, não nasce um pé de de abóbora? e nasce uma cenoura?
Se Deus não existe, porque a natureza é não perfeita, e tão harmoniosa, porque a flor azul não nasce verde? se Deus não existe quem faz com que tudo esteja em perfeita harmonia?
Se Deus não existe como aquele homem conseguiu escapar de DUAS bombas atômicas?
Pense bem nisso

Anônimo disse...

a explicaçao da primeira praga foi muito besta,se essa terra vermelha caisse na agua, a terrra ia afundar para o fundo, e se fosse en quantidade para o rio enteiro ficar sujo ia virar um lamaçâo danado
voçes se esquessen de um detalhe "DEUS, o criador CONHECE BEM MELHOR A SUA OBRA DO QUE QUALQUER MORTAL METIDO A BESTA"

Anônimo disse...

o ser humano por não conhecer de fato a sua origem,como foi criado, de onde pode ter surgido,passa a acreditar em contos antigos de pessoas desconhecedora da ciencia, a fim de se promover e ser conhecidos historicamente a tal ponto de transformar lendas e mitos como se de fato fossem reais.O pior de tudo isso, é que tem muita gente lunáticas, noiadas,fanaticas que acreditam que tudo que existem foi criado por alguém com por exemplo Deus.

Anônimo disse...

as coisas que acontecem são apenas fenonimos naturais.tudo evoluiu e evolui naturalmente é só observar.
nossa origem pode ter resquicio extraterrestre que um dia será provado.seria muito egoismo da nossa parte admitir que estamos sós num universo tão imenso,
egoismo maior tambem seria alguem admitir que uma unica coisa criou tudo isso.alguem disse que viemos de eva e adão como alguem pode ter tanta certeza é espantoso não acha.

Anônimo disse...

desde da antiguidade mais remota a os dias atuais,criaram varios deuses e mataram outros e ninguem percebeu.no velho testamento era o deus pai criminoso e vingativo,no novo testamento o filho que não puxou ao pai,era amavel e perdoava até quem batia no seu rosto, você acredito nisso? logo aquele povo que só vive em guerra.jesus,não foi como muitos pensam, um homem bonzinho, o mesmo era principe e queria o trono, por isso morreu.

Ana disse...

Só não explicam porque os hebreus não foram atingidos com as pragas!