terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Oxford busca razões para o impulso humano de acreditar em Deus

[Daniel Lüdtke]

O Estadão noticiou hoje que pesquisadores da Universidade de Oxford realizarão estudo sobre a crença comum em Deus. A pesquisa terá duração de três anos, custará R$ 7,5 milhões, e terá a participação conjunta de antropólogos, teólogos, filósofos e outros acadêmicos.

Essa verdade sempre foi intrigante: todos os seres humanos de todas as épocas sempre foram propensos a acreditar num ser divino, superior e sobrenatural, algo que é “parte básica da estrutura do ser humano”, como destacou a matéria.

Roger Trigg, diretor do Centro de Ciência e Religião Ian Ramsey, que comandará as pesquisas, afirma que “a fé em Deus é um impulso humano universal encontrado na maioria das culturas do mundo, apesar de estar desvanecendo na Grã-Bretanha e Europa Ocidental em geral”. Emenda: “Uma implicação disso é que a religião é a posição padrão e o ateísmo é que talvez precise mais de explicação".

Este estudo é patrocinado pela organização filanrópica americana John Templeton Foudation, que premia trabalhos que aproximam ciência e espiritualidade. Mais uma prova de que cristianismo e ciência são compatíveis.

Leia a matéria em: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid127149,0.htm

Nenhum comentário: